Agradecimento aos profissionais de saúde

voltar Agradecimento aos profissionais de saúde

Queridos profissionais de saúde,

 

Estava aqui sentada no meu quintal, para apanhar um pouco de ar fresco e desanuviar das horas seguidas que tenho passado em frente ao ecrã, e dei por mim a pensar em vocês. Por isso comecei a escrever-vos.

É uma sorte eu estar a viver esta situação resguardada, com a minha família em casa, saudável e ainda ter um quintal para arejar. Todos os que se encontram em isolamento, certamente dedicam esse sacrifício, mas ato heroico, a alguém que lhes é querido e pretendem proteger. Eu penso na minha avó. E em todos os mais frágeis e velhinhos.

Lembrei-me, depois, que muitos de vós com certeza preferiam estar em casa com as vossas famílias, em segurança, também. Deve ser assustador aí fora. Eu só vejo as coisas pelo ecrã, pela televisão... é preciso coragem. E pode dizer-se com toda a certeza do mundo que vocês são das pessoas mais corajosas que “conheço”. Quando iniciam a vossa carreira, fazem um juramento. Prometem proteger, cuidar da vida dos vossos pacientes até ao fim. Isso é algo extraordinário.

Quem está em casa tem um importante papel nesta situação em que nos encontramos. Mas o que vocês fazem, isso sim, é um ato heroico.

Sempre fui menina das artes, sempre gostei da subjetividade e sou católica. Para mim, o coração está acima da razão. Para mim, nunca foi difícil acreditar na vida para além da morte. Tento todos os dias seguir os passos de Jesus e Nossa Senhora, juntamente com a minha família, desde que nasci. Sei que, para a maioria de vós, é difícil acreditarem. Para vocês, tudo tem uma explicação científica. Baseiam-se em factos e experiências e assim retiram as vossas conclusões. Ou seja, a maioria não deve acreditar em milagres. Pois eu acho que o que vocês estão a fazer neste momento é um milagre. É simplesmente extraordinário. É preciso entregarmo-nos mesmo para dedicarmos a nossa vida aos mais fragilizados. É preciso um enorme coração para aguentar horas e horas e horas seguidas a cuidar de caras novas todos os dias, como se fossem família. É preciso uma força enorme para aguentar essa responsabilidade, esse dever que têm e este ambiente em que estamos a viver, e ainda por cima estarem a ver tudo na primeira fila... Arriscarmos a nossa vida todos os dias por alguém que chama por nós...

A vossa profissão é fazer o mesmo que Jesus faz. Acudir aos mais frágeis, aqueles que necessitam. E em cada doente está Jesus também. O vosso trabalho nunca será em vão. Vocês estão a salvar Portugal. Portugal e o mundo inteiro. Estão a salvar os vossos familiares. Estão a salvar avós, pais, irmãos, tios...

O vosso trabalho é incrível e nunca será esquecido. Quando isto passar, todos nos lembraremos de que foi devido a cada um de vocês e à vossa coragem, persistência e dedicação.

E tudo o que vos consigo dar é um obrigada. Obrigada, do fundo do meu coração por nos protegerem. Deus também vos protege lá de cima em cada luta que tenham de enfrentar, porque o que estão a fazer baseia-se na ciência, mas vem do coração.

                                                                                                 

Maria Coutinho (12.º 4)

[2020-04-26]

Destaques

Olimpíadas de Física 2020
Todos os anos, o CNSB concorre, com muito entusiasmo, às Olimpíadas de Física, atividade destinada aos alunos do 9º e 11° anos, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB

FantasLíngua XIII
É com muita alegria que, pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança, através do Departamento de Língua Materna, promove os dias didáticos da Língua Materna ? FantasLíngua XIII.

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.

Dia de São Francisco
4 de outubro