Visita de estudo à Barragem de Crestuma-Lever

voltar Visita de estudo à Barragem de Crestuma-Lever

     No dia 11 de novembro, realizou-se a visita de estudo à Barragem de Crestuma-Lever, uma das barragens do rio Douro.

     Esta atividade foi organizada pelos alunos do 7ºB, no âmbito do projeto dos Domínios de Autonomia Curricular. Para além da organização da visita de estudo, os alunos tiveram também a função de elaborar um questionário com perguntas para serem colocadas ao trabalhador da barragem que fez a visita guiada.

     Esta atividade contribuiu para o aumento do conhecimento que estes alunos tinham em relação à barragem. Na visita de estudo, os alunos puderam perceber como funcionava a barragem entre outras coisas.  

A Barragem de Crestuma-Lever 

     A Barragem de Crestuma-Lever é a última barragem no rio Douro antes de chegar à foz. Foi projetada para a freguesia de Crestuma, no distrito do Porto, mas acabou por ser construída na freguesia de Lever, concelho de Vila Nova de Gaia.

     Esta barragem, que funciona desde 1985, serve para a recolha de água e produção de energia elétrica e permite a passagem pedonal e rodoviárias para a outra margem do rio Douro, o concelho de Gondomar.

     A barragem é constituída por nove pilares de 25,5 metros de altura nos quais se apoiam oito comportas descarregadoras e pode produzir até 117 megawatts. Inclui, no encontro esquerdo, uma eclusa do canal de navegação do rio Douro, que vence um desnível máximo de 14m. É por esta zona que se faz a passagem de barcos de cruzeiro, proporcionando uma experiência única e memorável a todos os turistas.

Autores: Tiago Loureiro & Laura Marques 7.º ano B

[2019-11-11]

Destaques

Olimpíadas de Física 2020
Todos os anos, o CNSB concorre, com muito entusiasmo, às Olimpíadas de Física, atividade destinada aos alunos do 9º e 11° anos, organizada pela Sociedade Portuguesa de Física.

Olimpíadas da Geologia
A caminho da Rússia

O Oceano faz-nos falta!
A dezanove de maio comemorou-se pela primeira vez o Dia Escola Azul e o CNSB, que integra a rede de Escolas Azuis, não podia deixar de participar nesta iniciativa.

Agradecimento aos profissionais de saúde
Carta aberta de uma aluna do CNSB

FantasLíngua XIII
É com muita alegria que, pelo décimo terceiro ano consecutivo, o Colégio de Nossa Senhora da Bonança, através do Departamento de Língua Materna, promove os dias didáticos da Língua Materna ? FantasLíngua XIII.

CNSB faz percurso Camiliano
Não há forma melhor de ler uma obra do que conhecer um pouco melhor quem a escreveu

Dia de Celebrar o Colégio!!!
Somos um colégio que prima pela excelência

Uma semana solidária no CNSB
( de 16 a 19 de dezembro)

Semana da Ciência & Tecnologia
Entre os dias 25 e 29 de novembro, o C. N. S. B. mostrou que continua a ser uma escola diferente, uma escola de pessoas com projetos para a vida, desta vez promovida pela Semana da Ciência & Tecnologia, a cargo do Departamento de Ciências Físicas e Naturais.

Dia de São Francisco
4 de outubro